A inclusão de estudantes com deficiência
intelectual no ensino regular requer atenção especial. Adequação curricular,
estrutural e pedagógica para garantir a participação e aprendizagem efetiva,
priorizando as habilidades de cada educando.
O Serviço de
Atendimento Educacional Especializado – SAEDE/DM
é um serviço oferecido aos estudantes com diagnóstico de deficiência
intelectual, inseridos na rede regular de ensino. Segundo as diretrizes o
objetivo geral do Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE/DM
é: Investigar e desenvolver estratégias pedagógicas, que possibilitem a
organização da estrutura do pensamento do estudante com deficiência
intelectual, possibilitando avanços significativos no processo de aprendizagem.
Os estudantes atendidos neste serviço passam por
uma criteriosa avaliação diagnóstica e funcional de uma equipe composta por no
mínimo, um médico, um psicólogo e um pedagogo. O SAEDE/DM tem caráter
complementar, sendo um atendimento, com objetivos, metas e procedimentos
diferenciados do ensino regular. Não é reforço escolar.
Os estudantes freqüentam a sala do SAEDE/DM na APAE
de Fraiburgo, duas vezes por semana no contraturno do ensino regular. Esse
atendimento é em grupo, mas poderá ser individual, em caráter temporário
conforme a necessidade do estudante. Além do trabalho pedagógico, os educandos
tem acompanhamento da equipe do SUS com fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta
e terapeuta ocupacional.
É trabalhado também, quando necessário à
comunicação alternativa. Projetos de Educação Física, Artes e Informática
também estão no currículo da sala do SAEDE/DM.
A cada quinze dias a professora do SAEDE/DM, faz
visitas nas turmas em que estão incluídos esses estudantes para troca de
experiências e elaboração de estratégias de ensino que facilitem a aprendizagem
junto com a professora do ensino regular.
Nosso maior objetivo é promover inclusão de
qualidade, e trabalho em parceria com as escolas municipais e estaduais, com o
objetivo de contribuir no processo de ensino e aprendizagem, além de
incentivarmos a autonomia de nosso estudante visando que no futuro, ele seja o
mais independente possível.
Por Fabiane Aparecida Guedes, graduada em Pedagogia – Habilitação
Educação Especial; Pós graduanda: Especialização em Educação com Ênfase em
Práticas Pedagógicas no Instituto Federal Catarinense – Campus Fraiburgo; Educadora
Efetiva da Rede Estadual de Ensino, Fundação Catarinense de Educação Especial.
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