sexta-feira, 21 de novembro de 2014

SAEDE/DM garante a inclusão plena de estudantes com deficiência intelectual!

A inclusão de estudantes com deficiência intelectual no ensino regular requer atenção especial. Adequação curricular, estrutural e pedagógica para garantir a participação e aprendizagem efetiva, priorizando as habilidades de cada educando.

O Serviço de Atendimento Educacional EspecializadoSAEDE/DM é um serviço oferecido aos estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual, inseridos na rede regular de ensino. Segundo as diretrizes o objetivo geral do Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE/DM é: Investigar e desenvolver estratégias pedagógicas, que possibilitem a organização da estrutura do pensamento do estudante com deficiência intelectual, possibilitando avanços significativos no processo de aprendizagem.

Os estudantes atendidos neste serviço passam por uma criteriosa avaliação diagnóstica e funcional de uma equipe composta por no mínimo, um médico, um psicólogo e um pedagogo. O SAEDE/DM tem caráter complementar, sendo um atendimento, com objetivos, metas e procedimentos diferenciados do ensino regular. Não é reforço escolar.

Os estudantes freqüentam a sala do SAEDE/DM na APAE de Fraiburgo, duas vezes por semana no contraturno do ensino regular. Esse atendimento é em grupo, mas poderá ser individual, em caráter temporário conforme a necessidade do estudante. Além do trabalho pedagógico, os educandos tem acompanhamento da equipe do SUS com fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

É trabalhado também, quando necessário à comunicação alternativa. Projetos de Educação Física, Artes e Informática também estão no currículo da sala do SAEDE/DM.

A cada quinze dias a professora do SAEDE/DM, faz visitas nas turmas em que estão incluídos esses estudantes para troca de experiências e elaboração de estratégias de ensino que facilitem a aprendizagem junto com a professora do ensino regular.

Nosso maior objetivo é promover inclusão de qualidade, e trabalho em parceria com as escolas municipais e estaduais, com o objetivo de contribuir no processo de ensino e aprendizagem, além de incentivarmos a autonomia de nosso estudante visando que no futuro, ele seja o mais independente possível.



Por Fabiane Aparecida Guedes, graduada em Pedagogia – Habilitação Educação Especial; Pós graduanda: Especialização em Educação com Ênfase em Práticas Pedagógicas no Instituto Federal Catarinense – Campus Fraiburgo; Educadora Efetiva da Rede Estadual de Ensino, Fundação Catarinense de Educação Especial.

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